Para quem acompanha o blog, tenho contado um pouco como foi a amamentação da Luiza, a introdução e adaptação às fórmulas infantis e agora, a introdução alimentar.
Caso não tenham lido os textos anteriores:
Amamentação da Luiza
Fórmula Infantil - Como a Luiza se adaptou
Bom, como vocês viram, a minha luta com as fórmulas foi grande, pois todas ressecavam as fezes da Lulu. E eu morria de dó em vê-la sofrendo com isso, sentido dor com algo tão banal. Mas encontrei enfim no Leite Ninho 1+ com Prebio, a solução.
Como demorei a achar o que era melhor para ela, só comecei a introdução alimentar dela com 7 meses. Comecei com as frutas, afinal, são doces como leite. Normalmente, criança tem um problema sério para se adaptar ao salgado. Tentei dar banana mas a textura (nem sei se esse termo se aplica a frutas!! rs!) não agradou e ela cuspiu fora fazendo careta. "Super normal", pensei. Tentei enfiar de novo na boca dela que abriu com certa relutância. Dessa vez ela não cuspiu. Pensei que era um milagre! rs! Mas o "milagre" foi ficando roxo e sem respirar. ela estava engasgando, fazendo ânsia de vômito. Enfiei o dedo na garganta dela e puxei o que tinha por lá. Ela cuspiu tudo para fora, graaaaças a Deus!
- Ela ainda não está pronta para isso - Pensei - melhor esperar um pouco.
Comprava biscoitinhos maizena e de polvilho para ela roer e se acostumar com os alimentos sólidos na boca, afinal, danoninho ela comia que era uma beleza!!
Depois de 1 semana, fui tentar dar comidinha para ela. Às vezes ela não gosta de fruta, né? Fiz uma sopinha toda nutritiva para ela com legumes e frango, amassei no garfo (aqueles pedacinhos pequeninhos são importantes para a estimular a dentição). Fui toda feliz e serelepe dar a comida para ela. Estava tão gostoso que até os meninos comeram! Mas ela? Que nada! O mesmo esquema: cospe, insisto, ela com ânsia de vômito toda roxa e eu desesperada.
Haaa...você venceu, Luiza!! - Comecei a chorar (já reparei que esse negócio de boa alimentação sempre me faz chorar!! rssr!)
Liguei para a minha Vó. Só ela para me salvar!!
- A Luiza não quer comer nada, Vó. O que eu faço???
- Uai (mineirês...rs!), por que você não pega abóbora e cenoura que são doces, cozinha, bate no liquidificador e tenta fazer ela beber?
E foi o que eu fiz. Deixe que ela ficasse com fome e dei bem morninho, quase frio para ela não assustar. Ficou parecendo um mingau. E não é que deu certo?? Ela tomou tudinho!! Porém no dia seguinte não quis. Percebendo que ela aceitou mais fácil por ser abóbora que era doce, comecei a fazer as papinhas com a abóbora quase pura. Ela cuspia, jogava fora, se sujava toda, mas foi comendo, aos poucos se acostumando. Está aí a foto que não me deixa mentir...rsrsr!
Depois fui misturando os outros ingredientes gradativamente e ela comendo tudinho. Hoje em dia, posso fazer qualquer coisa que ela come tranquilamente. Procuro ainda colocar a bendita abóbora porque ela adoooora, mas não é apenas isso. Ela come cenoura, batata, inhame, abobrinha, beterraba....tudo, tudo. Carne tem que ser em pedacinhos bem pequeninhos. Mesmo ela estando com 1 ano e 3 meses, a papinha ainda é pastosa com pedaços dos legumes, arroz, feijão... Sei que muitas crianças nesta idade já comem alimentos sólidos, mas cada um desenvolve de uma forma diferente e não há mal nenhum nisso.
Gostaria de ressaltar, meninas, que por mais difícil que pareça, não desistam de dar a comidinha. Se a criança não gostam de um legume ou fruta específica, tente pelo menos 10 vezes o mesmo alimento, pois eles não tem o paladar bem desenvolvido. Temos que fazer com que experimente uma variedade grande de alimentos (e várias vezes...) para que acostumem e aí sim, depois de um tempo, maiorzinhos, eles decidirão o que gostam ou não. Para vocês terem uma ideia, depois de um tempo, dei as frutas que ela havia rejeitado e ela amou!! Comeu tudo!!! Banana, maçã, mamão...
Hoje ela come, paralelo a isso, pãozinho, biscoitos, queijo, bolo, iogurtes...
E a mamãe aqui super feliz em vencer mais essa etapa!!
E com vocês? Como foi? Deu tudo certinho?? Ou ainda estou sofrendo com essa difícil adaptação? Conte-me mais!!!
bjos!!!
Introdução alimentar da Luiza
Published On
3/20/2015
By
Flávia Carvalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: