Navigation Menu

Ser mãe me tornou uma filha melhor

Eu gostaria sinceramente que meus filhos entendessem o quanto os amo. Que meus olhos nunca negassem. Que minhas palavras, mesmo ditas na dureza que a vida e a maternidade me exigem, nunca deixassem dúvidas sobre esse amor.

Infelizmente, este é um pedido impossível de ser concretizado. Não por agora. Amor de mãe não é coisa que se explica, sente. E mesmo com a chegada dos anos, desafiadora adolescência e as asas abertas da juventude, mesmo assim não conseguirei explicar, talvez nem queiram ouvir com a frequência que eu gostaria de dizer. Amor de mãe é disforme, sem pauta, sem margens. Só a existência dele para se explicar. Só quando diante do sentimento genuíno e simples que enfim entendemos. 

Ser mãe me fez uma filha melhor. Agora sim compreendo as noites em claro da minha mãe, o trabalho exaustivo e que mesmo assim, não deixava de lado, fazendo tudo com carinho e amor. Não aquele amor dito mil vezes por dia, mas amor silencioso, daqueles que mais fazem e menos falam. Agora sim eu compreendo quando ela se sentava no quarto escuro e pedia para ficar quietinha. Imagino o turbilhão de sentimentos, a cabeça à mil tentando fazer o melhor pelos filhos. Sei disso não porque me disseram, mas porque vivo e às vezes ouço da minha própria boca a frase:

- Filho, hoje mamãe quer ficar quietinha calada, tá?

Vejo traços em mim que não apenas parecem com os da minha mãe, eles são exatamente iguais. A forma de sentar, de acariciar, de distribuir amor em forma de comida, de aconselhar, de levar a vida com menos pretensão e mais leveza. A forma de lutar por eles e para eles, da mesma forma que ela lutou por mim e por meu irmão. 



Tão gratificante quando diante das próprias limitações da maternidade, diante das vitórias e desafios nos lembramos e por fim podemos agradecer mesmo que no silêncio de um olhar cúmplice o que nossas mães fizeram por nós. No meu caso, agradeço em oração, agradeço sendo feliz, criando filhos felizes, seguindo em frente conforme ela diria para fazer se aqui estivesse. 

Maternidade nos faz filhas melhores, nos faz mulheres mais fortes. 
Maternidade nos faz cúmplices umas das outras. Nas dificuldades, nas alegrias, no luto. Mãe sente o que a outra passou. Mãe se coloca no lugar e ensina os filhos a fazerem o mesmo. Mãe segue em frente mesmo diante do maior obstáculo. E sem perceber, assim, rodeadas de preocupação com a cria, transpassamos os maiores muros de problemas, de discórdias e de cansaço. 

Mãe sempre vence. Sempre! Pode parecer que não, quando estamos na sala escura depois de um dia cansativo de trabalho materno em que alguns ousam dizer que é moleza. Mas vencemos, quando à longo prazo visualizamos nosso filhos felizes e bem cuidados, orgulhosos da mãe que tiveram, da mesma forma que nos orgulhamos das nossas próprias mães. Os erros? Esses que tanto tememos e evitamos, mas que mesmo assim, somos íntimas, esses não são lembrados. Se são, é para melhorar a crianção da próxima geração. Os erros dos nossos pais são sempre um motivo para nos tornarmos melhores quando a nossa vez chegar de acalentar um filho nos braços. 

E assim, seguimos a vida. Dia após dia, alguns fáceis, outros nem tanto, mas seguindo em frente. Temos muito a acrescentar. Temos o poder de mudar uma geração inteira. Já parou para pensar nisso? Eu já. E me assusto diante da desafio. Mas quer saber? Tenho certeza que estou preparada. Minha mãe me ensinou bem tudo o que eu deveria saber:

Que nada nesta vida pode ser feito sem amor. 

Portanto, amemos!

0 comentários: