A designer de ambientes e psicóloga Fabiana Visacro indica que para aguçar o desejo das crianças pela livros é importante que eles estejam sempre à mão. O ambiente tem que ser visto no ponto de vista da criança, ao que é interessante aos olhos dela. Isso trás uma experiência muito importante na busca do conhecimento: autonomia e prazer pela leitura.
“A criança precisa entender que buscar este livro numa prateleira é algo possível para ela e pode ser desejado sem medo. Aliar estas duas vivências traz resultados fantásticos, pois uma potencializa a outra: autonomia e prazer pela leitura. Os livros podem estar dispostos em prateleiras, nichos e também podem ser a cabeceira da cama da criança, o que estimula, ainda mais, a leitura antes de dormir”, indica a designer.
Acompanhe todo o trabalho da Designer Fabiana Visacro CLICANDO AQUI
Projeto da designer Fabiana Visacro, a cor rosa do móvel, preferida da criança, é um fator motivador para a leitura. |
Ainda de acordo com Fabiana, os livros devem ser inseridos junto com elementos importantes para a criança, um porta retrato com a fato da família ou dela mesma, fantasia de seu herói preferido ou a decoração puxando para as cores que ela mais gosta.
Neste projeto da designer Fabiana Visacro, os livros estão dispostos em prateleiras baixas com uma escrivaninha ao lado para incentivar o momento exclusivo da leitura e estudo. |
A designer Jacqueline Ortega acredita que se separar um espaço só para a leitura, como criar uma biblioteca, por exemplo, incentiva este hábito tão importante.
“Se possível, colocar os livros em um mobiliário mais baixo e com desenhos convidativos, lúdicos e atrativos. Pode-se criar um espaço de leitura e explicar para a criança a importância daquele ambiente. Promover a experiência utilizando recursos como cores, mobiliários divertidos e atrativos, além de separar um cantinho aconchegante com um sofazinho ou futon confortável para boas leituras”, aconselha.
Projeto da Jacqueline Ortega, os livros são dispostos numa altura de fácil acesso para a criança. O cantinho acolhedor para leitura também merece destaque. |
Projeto da Jacqueline Ortega, versão para irmãs. |
Acompanhe todo o trabalho da Designer Jacqueline Ortega CLICANDO AQUI.
Para Jacqueline os pais podem dividir o quarto em diversos ambientes: descanso, brincadeira e é claro, um espaço reservado para leitura e estudo.
Para estimular a leitura e torná-la um hábito é necessário que o mobiliário seja proporcional ao tamanho da criança, explica a empresária Maria Cristina Bahia, proprietária da Loja Villa Maria que possui produtos específicos para as crianças.
“Temos estantes baixas, revisteiros, baús, mesas, todas as peças de tamanho adequado para que a criança tenha fácil acesso. São peças com cores diversas, de acordo com as que a criança mais se identifica, além dos tamanhos, que proporcionam a elas mais conforto, pois são feitas para elas”, conta.
Cristina ressalta que este móveis podem ser colocados em vários cômodos da casa além do quarto da criança, como a varanda ou a sala, afim de incentivar a leitura.
Estantes, revisteiros e mobiliário do tamanho dos pequenos são alguns dos elementos comercializados pela loja Villa Maria para incentivar os pequenos a prática da leitura. |
Neste os livros estão na parte inferior da cama. Acesso fácil na hora de dormir. |
Lindo e de fácil organização. |
Espaço para estudo e leitura. |
Unidade Lourdes
R. Bárbara Heliodora, 71
Lourdes - CEP 30180-130
Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3335-5552
Unidade Ponteio Lar Shopping
Rodovia 356, 2500, Piso L1
Santa Lucia - CEP 30320-901
Belo Horizonte - MG
Tel.: (31) 3286-4141
CLIQUE AQUI |
0 comentários: