Navigation Menu

16 sugestões de filmes que ensinam o respeito à natureza e o amor aos animais!


É comprovado que a convivência com os animais não apenas ajuda no desenvolvimento da coordenação motora da criança (quando precisa controlar a sua força para acariciar um cachorro ou quando fica em pé se apoiando no bichinho, por exemplo), como também as torna menos propensas a alergias quando a convivência é iniciada bem cedo, ainda bebê. Também estimula a questão afetiva, o senso de responsabilidade e tolerância. 

Um estudo da Universidade Loyola de Chicago mostrou que animais que convivem com crianças internadas em hospitais diminui pela metade a quantidade de analgésicos que elas tomam e sua recuperação é muito mais rápida. Fonte: Revista Crescer 

Sinceramente, não acredito em nenhum ser humano de bom caráter que não ame ou pelo menos respeite os animais e o meio ambiente de uma forma geral.

Siga o meu raciocínio: se uma criança não consegue amar ou respeitar um animalzinho que mal nenhum faz, é fiel e amoroso, como seguirá tolerar a convivência com humanos tão ardilosos e de caráter duvidoso? 

Por isso, a necessidade de criar esse conceito de respeito aos animais nas crianças para que esse amor, aflore para outras áreas de sua vida. 

Listo aqui algumas opções de filmes para ver com os pequenos que ensinam o conceito de amor aos animais e respeito à natureza.

O REI LEÃO - Ensina que todos os animais são importantes no ciclo da vida e por isso merecem respeito. Acho interessante também o foco na questão familiar e seus conflitos naturais, sem nunca deixar o amor de lado.

O BICHO VAI PEGAR - Aborda de uma forma bem humorada a exploração dos animais em shows (e no caso de O BICHO VAI PEGAR 3, eles mostram também a questão dos Circos). A aventura começa quando eles tentam devolver o Urso à natureza, o que ele não aceita muito, mas no final entende que lá é o seu lugar! 

BOLT, O SUPER CÃO - Para mim, das animações, é o que melhor aborda o assunto de abandono de animais. Contando a história de Bolt que foi comprado em um pet quando ainda era filhote e tem uma vida de rei como protagonistas de um show da TV. O problema é que ele acha que aquela é a vida real dele e ao se perder de sua dona, Penny, descobre como é ser um cachorro comum. Tudo isso contrastando com vida da gata de rua Mittens que é muito difícil. Ela havia sido abandonada quando a família se mudou e desde então não confia mais em humanos. E Bolt irá ensina-la como voltar a confiar... Uma gracinha. O ponto forte do filme é a dublagem de John Travolta, como Bolt e Miley Cyrus como Penny. A musica tema que é cantada por Travolta e Miley também é linda e explica que nenhum bichinho pode ser substituído no coração do seu dono. Vejam o Vídeo: 

101 DÁLMATAS - Toca em um assunto muito importante que o fato da industria da moda ainda utilizar peles de animais nas suas confecções. Ensina que não é certo matar um bichinho por pura vaidade, que exitem coisas mais importantes na vida que a aparência.

A DAMA E O VAGABUNDO - Mostra também o contate dos bichinhos que vivem confortáveis em suas casas enquanto existem tantos vivendo nas ruas. 

NEM QUE A VACA TUSSA - Conta a história de animais que viviam na fazendo e eram bem tratados por sua dona, mas há uma ordem de despejo que ameaça esse paraíso e eles podem acabar sendo enviados para um matadouro. Então, os bichos vão atrás de um bandido para receber a recompensa e salvar a fazenda da falência.


RIO - No 1º filme, o tema principal é contrabando de animais, muito comum em nosso país. Mostra para as crianças que todo bichinho tem que viver livre na natureza, não em jaulas. No 2º, abordam o desmatamento da nossa amazônia que tira o habitat natural das ararinhas. Muito bacana!! 

PERDIDO PRA CACHORRO 1, 2 E 3 - Principalmente no 2º filmes mostra que não é necessário um cãozinho ter pedigree para ser amado e valorizado.  Apesar de detestar esses filmes de cachorro falante, esse é uma graça!!

FESTA NO CÉU - É um conto mexicano, uma lenda que aborda a morte de forma mais leve, mostrando que não é o fim. Mas achei interessante quando tocaram na questão das Touradas, uma crueldade tremenda em que a "diversão" está em matar o touro. Mas o mocinho Manolo, apesar de ser toureiro por tradição da família, acha errado matar o touro e no final pede desculpas a todos que foram mortos por sua família em forma de canção. Meu filhinho Samuel fica horas cantando essa música!! rsrs! 

UM HOTEL BOM PRA CACHORRO - Dois irmãos órfãos invadem um hotel abandonado e o transforam em um lar para cães abandonados, cuidando de cada bichinho segundo suas particularidades, suas manias.  Mostra como adotar é bacana! Muito bom!! 

UP - ALTAS AVENTURAS - Além de contar a história linda de amor, amizade e companheirismo entre Carl e Ellie, o que é muito importante para criar esse conceito de fidelidade e carinho, mostra a tentativa do vilão de capturar uma ave e tira-la do seu habitat. Mas com a ajuda de Russel, um escoteiro de 8 anos, ele salva a ave. 

WALL-E - Não aborda exatamente a questão de amor aos animais, mas a importância de reciclar e os impactos causados pelo lixo. 

PROCURANDO NEMO - Acho interessante a sutileza com que eles mostram um grande erro do ser humano (e muito comum também) em se intrometer, mesmo quando a intenção é boa, na natureza. Toda a confusão começa quando um mergulhador, achando que está salvando um filhote de peixe que está perdido no mar, na verdade,  acaba separando pai e filho. Também aborda a questão da poluição dos mares.

TARZAN -  Mostra às crianças mais uma vez a questão de intervir na vida dos animais , a preservação do meio ambiente e o combate a caça. 

IRMÃO URSO -  No filme, um caçador é transformado em urso e vivendo na pele a questão da caça aos olhos da presa. Provam que mesmo os animais grandes e aparentemente ferozes, na verdade, só atacam se são provocados ou por se sentirem ameaçados. 

VIDA DE INSETO - Mostra a vida das formigas em seu formigueiro e que mesmo pequenas, são importantes para o ecossistema.


Bom, essas foram sugestões que meus filhos amaram...
Espero que o de vocês gostem também!! 

0 comentários: