Tenho umas dicas que podem ajudar:
- Fique longe dos alimentos em que o cheiro te enjoa. Eu, por exemplo não aguentava cheiro de café e de arroz recém feito.
- Tente fazer refeições frias ou em temperatura ambiente. Uma salada por exemplo.
- Nunca fique sem comer por muito tempo, tenha sempre à mão uma fruta (maçã tem um índice de rejeição menor), aqueles pacotinhos de biscoito salgado, por exemplo.
- Evite tomar muito liquido.
- Cheire limão. Para mim, dava certo também tomar suco de um limão pela manhã. Aliviava bem aquele enjoo matutino.
- Se estiver muito difícil de aguentar, peça ao seu medico que indique algum remedinho. Eu tomei Dramin B6. Mas cuidado, ele dá muito sono do tipo capotar mesmo! Então não dá nem para dirigir...
- Troque o que te faz mal: pasta de dente, perfume (seu ou do marido), desinfetante do banheiro, sabonete, hidratante... Inclusive, não saia comprando um monte de cosméticos para passar no corpo sem levar isso em conta. Porque por mais que os enjoos passem com o fim do 1º trimestre, quando grávida pega birra de algum cheiro, não dá mais para voltar atras. E será um investimento perdido, já que não conseguirá usar nenhum deles.
Essas dicas podem melhorar muito, mas para mim, o que mais fez efeito foi:
- Antes de me levantar da cama, comer uma bolacha doce ou salgada e esperar uns 20 minutos quietinha na cama. O meu médico disse que o excesso de líquidos no estomago causa o enjoo e comendo as bolachas eu ajudo a absorver o liquido. Ele disse para nunca fazer refeições com pressa ou tomando liquido, o mais indicado é depois de alguns minutos que comemos. Isso melhorou demais o meu bem estar durante essa fase complicada.
Gostaria de ressaltar que os enjoos, normalmente vão embora no final do 1º trimestre podendo se estender um pouquinho. Se você está tendo enjoos frequentes, mesmo depois de passar por essa fase, analise sua vida, seu cotidiano e veja se não está estressada ou passando por alguma situação que te deixe aflita.
Vou te contar uma historinha:
Quando engravidei do Samuel de 5 anos, o que mais queria era sentir o primeiro enjoo como que uma confirmação de que ele estava lá. É lóógico que ele estava, mas era a prova física daquilo. Mas se eu soubesse o que estava por vir, nunca teria desejado. Tive uma gravidez horrível, com enjoos frequentes até com água. Nada, absolutamente nada parava no meu estômago, só morango e goiaba verde, dá para acreditar??? Resultado: emagreci 10 kg comparando com o inicio da gravidez... Minha maior preocupação era com o bebê, se não estava sofrendo e quanto ao desenvolvimento dele. Mas os exames diziam que tudo estava tranquilo, inclusive o ganho de peso do meu anjinho que estava normal. Fiquei aliviada! Mas ao pesquisar o assunto, vi que o problema não estava nos alimentos, mas na vida estressante que levava. Tudo estava refletindo na gravidez, em forma de sintomas horríveis. Ele nasceu forte e saudável e adora comer morango e goiaba!! rsrs! Mas todo cuidado é pouco, existem mulheres que têm que até tomar soro na veia quando os enjoos se agravam muito.
Como disse, analise bem a sua vida, se nada está interferindo de forma negativa na sua gravidez. Seja o que for, se afaste. Esse é um momento único que nada, nem ninguém pode atrapalhar.
Curta sua gravidez!!!
Assistam ao vídeo super bacana sobre gravidez:
H&H
0 comentários: