Todos sabemos que um bebê de até 3 meses dorme até 20 horas por dia, mas isso não é um problema muito sério, porque eles são mais quietinhos mesmo. De 3 meses a 1 ano eles têm que dormir em torno de 14 horas, contando com a sonequinha da manhã ou da tarde, dependendo do horário que ele vai para escola. Depois de 2 anos até os 5, eles tem que dormir em torno de 12 horas.
Márcia Pradella, neuropediatra e coordenadora do setor de pediatria do Instituto de Sono da Unifesp, em São Paulo, nos alerta que 40% dos bebês podem sim, ter distúrbios do sono, sendo o mais comum o Parasoníase, em que a criança tem sono agitado, pode despertar confusa no meio da noite, chegando até a se levantar e chorar. Os pais pensam que o bebê acordou completamente e o pegam no colo, oferece mamadeira e acabam, na verdade, atrapalhando ainda mais o sono dele. O certo nessas horas, é quando ele se levantar, colocá-lo deitado novamente, e deixar que durma sozinho, sem interferir muito, por que apesar de parecer acordado, ele está dormindo.
Criança é um bicho esperto, se ele perceber que o seu choro faz com que o papai e a mamãe deem colo e atenção, não vai parar mais. Isso é algo muito errado de se ensinar para a criança afinal atrapalha o sono dela e o seu. Sendo assim, todas as noites ele irá despertar e você não terá uma noite de sono digna ficando como zumbi no trabalho e gastando rios de dinheiro com um bom corretivo para esconder as olheiras de panda. rs!
Mas se o seu problema é fazê-lo dormir, experimente começar os preparativos 1 hora antes do horário de ir para a cama. Dê um banho morno, o jantar ou lanche, conforme o costume da família, e vai “desacelerando” a casa, apagando as luzes aos poucos, fale mais baixo e peça que todos também se comportem assim. Não faça brincadeiras agitadas, deixe que ele brinque de algo mais calmo, veja um desenho animado, brinque de colorir ou leia. E depois de escovar os dentes, coloque-o na cama vestido com roupas confortáveis e de acordo com o clima da noite, porque caso ele se descubra, não sinta frio e acorde no meio da noite. Preste atenção nas cobertas e mantas se o bebê for muito novinho, porque é muito comum eles enroscarem a coberta no corpo e machucar, incomodar, até mesmo sufocar. Esse é um assunto sério, que requer toda a atenção possível. Eles acordam desesperados por causa do pano no rosto e há também o perigo de morte por sufocamento. Cuidado nunca é demais!
Pois bem, depois de colocá-lo na cama, deixe lá!! rsrsr!! Se ele chorar quando você sair do quarto, fique até que ele adormeça e depois saia de mansinho. Não cometa o mesmo erro que eu, ao ensinar para o Bernardo que dormir é com o balanço do carrinho ou fazendo cafuné (a mão ficava até dormente!!!). Então, quando ele reparava que eu havia parado, acordava desesperado. Custei a ensinar o certo, foram muitas noites sem dormir! Outro erro muito comum é fazê-lo dormir na sua cama ou na sala e depois mudar de local, leva-lo para o berço. É lóógico que ele acorda no meio da noite!! Sabe porque?? Imagina a situação: você adormece em um lugar e acorda em outro completamente diferente. Já imaginou o seu desespero? Eu ficaria com medo também. Lugar de criança dormir é no berço, não é no colo, no sofá e muito menos entre você e seu marido, atrapalhando a tão já difícil vida do casal recém transformados em pais.

Aqui em casa, os dois meninos dividem o quarto e apesar do ter o berço, ás vezes o Bernardo dorme com o Samuel na sua cama de casal. Cabe todo mundo, os bichinhos, os bonecos, as mantas, tuuudo!!
Espero que tenham gostado das dicas e que as noites de sono sejam melhores!!!
Qualquer dúvida, fale comigo que descobrimos a resposta juntas!!
Abraços!
0 comentários: