Navigation Menu

Ele chegou!! E agora?? - Como sobreviver aos primeiros dias do bebê em casa

1. Tenha tudo sempre à mão. Tudo! Fraldas de outras marcas, caso seu bebê tenha alergia a alguma delas, lenços, pomadas pare evitar assaduras outra de tratamento também, cotonetes, algodão e garrafa térmica para colocar água morna. Até mesmo o que você não espera usar como remédios, chupetas... Todas queremos amamentar por 2 anos, cuidar dos filhos com a paciência de Mahatma Gandhi, mas nem sempre isso é possível. Então, se julgar (e isso só cabe a você, mãe.) que chegou no seu limite e achar que dando uma chupeta seu filho ficará mais calmo, assim o faça. Siga o seu instinto e cá só até o seu limite. Fazer qualquer coisa "custe o que custar" por que os especialistas falaram que assim que TEM QUE SER, não faz bem a você nem ao seu bebê. Instinto materno está aí para provar que não!

2 . Todo mundo lembra da farmacinha do bebê, mas se esquece da farmácia das mães. Tenha sempre à mão analgésicos para dor de cabeça indicado pelo médico porque você está amamentando, pomadas para aliviar um pouquinho a dor na hora de amamentar, hidratantes, shampoo e condicionador. Tudo o que você gosta de usar para ficar mais bonita e cheirosa. Nunca podemos deixar de nos cuidar, tá?

3. Alguns pais fazem além de chá de fraldas, chá de congelados para fazer estoque, já que a mãe não estará muito disposta a ir para a cozinha nos primeiros dias com o bebê. Além disso, estoque o que puder. Vá ao mercado dias antes do nascimento e compre tudo o que precisará por uns 20, 30 dias. Facilitará muito as coisas!

4. Nos primeiros dias, o bebê dorme muito, torno de 20 horas por dia, mas ele acordará e chorará às vezes sem motivo nenhum aparente. Nesta hora fique calma e comece a inspeção: Fraldas, se está suja ou muito apertada, frio ou calor, às vezes as mães exageram nas mantas, na dúvida, coloque sempre uma peça de roupa a mais no bebê do que você está usando, fome, afinal, ele ainda não tem uma rotina muito certinha de mamar ou é colo mesmo  que ele quer, dengo puro, neste caso, aproveite para ficar agarradinha com aquele "trenzim" lindo! rs!

5. Persista na amamentação. Como falei no item 2, as pomadas ajudam muito na hora da amamentação que, inclusive, algumas devem começar a serem usadas antes do nascimento do bebê para preparar o peito. Converse com o seu médico sobre isso, em como se preparar, pois apesar de ser muito linda e prazerosa, nos primeiros dias é um sofrimento! Nunca sabemos se estamos fazendo certo, se o bebê está mamando bem... Na dúvida, pergunte para sua mãe, avós....alguém que já passou pela mesma experiência. Mas persista, viu? Amamentar é um vinculo maravilhoso com os filhos e fazem bem para a saúde do bebê e da mamãe também.

Escrevi um texto bacana sobre OS BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA.

6. Os hormônios estarão te deixando louca! Se quiser ficar de mal humor, fique! Quiser chorar, chore! Você tem todos os direitos, afinal, independente do tipo de parto que você teve, é uma experiência muito chocante e são mudanças muito bruscas.

7. Olha, é normal você não se sentir mãe. Aconteceu comigo também. Você acha o bebê uma fofura, está ali cuidando, mas não sente aquele amor indescritível e forte que dizem. É normal! Ajuda também o fato do bebê não interagir muito, ele parece que está em outro mundo...tadinho!! rs! Mas ele está ali, às vezes olhando para você, se acalmando quando ouve a sua voz e reconhece que é a mesma que ele ouvia quando estava na barriga. Portanto, não se preocupe com isso, ok? Logo você perceberá que aquele pacotinho deitado no berço é a sua vida! =)

8. Por mais que a gente ache que consegue fazer tudo e parece que queremos provar isso ao mundo, de que somos mães dedicadas, não precisamos ser assim. Deixe para lá as opiniões e discursos sobre mães perfeitas dos livros que você leu e seja você! Limitadamente você! Se precisar de ajuda, peça! Não tenha vergonha de pedir que alguém lhe faça um lanche, que vá ao mercado se faltar alguma coisa, delegue funções para familiares mais próximos e ao maridão. Não se desgaste por pouco.

Por falar em marido, já leu o texto 10 COISAS QUE TODO PAPAI PRECISA SABER SOBRE SUA ESPOSA QUANDO NASCE UM BEBÊ

9. É normal aparecerem especialistas em maternidade em quem menos esperamos, um cunhado palpiteiro, por exemplo ou aquela tia desbocada. Então, confie em seu instinto materno. Se achar que o bebê está com calor e vierem dando pitaco, mande todos às favas, e faça o que quiser e achar melhor para o seu filho. Luiza nasceu em dezembro, um caloooor de matar e quando eu a vestia de camisetinha e shorts todo mundo (todo mundo mesmo!) me parava para fazer algum comentário. No início, eu até que respondia educadamente. Mas no final era "nossa, ela deve estar com frio!" Resposta: Sorte a dela se estiver, porque todo mundo está quase derretendo de calor!!" rrss!!

10. Para o bebê não criar hábitos errados quanto ao sono, já vá acostumando os seus olhinhos com o dia e a noite. Mesmo quando ele estiver cochilando, ele tem que saber que é dia, deixe as cortinas um pouco mais abertas e à noite, tente não acender muitas luzes para mamada da noite. Um abajur ajuda muito nessas horas!!

11. Durma o quanto puder, porque é exatamente como dizem. Seu sono além de ficar mais leve de preocupação com o bebê, será interrompido muitas vezes durante a noite. Deixe seus afazeres de casa para lá ou contrate alguém para te ajudar por 1 mês, 2...o quanto precisar.

12. Por mais que você queira exibir o seu bebê, não exagere nas visitas. Por experiência própria, eu digo, isso atrapalhará e muito o sono do bebê. Ele fica agitado, excitado e cansado demais de tanta gente tirando fotos, falando alto, alterando a rotina dele, e a criança, quanto mais casada e estressada fica, mais luta contra o sono. Todos vão embora, deixando um bebê estressado, casa bagunçada e você mesma exausta, com uma looonga noite pela frente!

Dá uma lida neste GUIA DE ETIQUETAS PARA VISITAR UM RECÉM NASCIDO.

13. Não tenha medo nem vergonha de ligar para o pediatra quando achar necessário. Febre, dor forte,  constipação ou diarreia são alarmantes.

14. Por falar em cocô, sim ele é preto mesmo nos primeiros dias! E tem até nome: mecônio! Então não se preocupe. Para saber mais sobre o cocô do bebê e o que é normal ou não, acesse o site da Baby Center. Tem até galeria de fotos para ajudar na comparação!

15. Neném amamentado no peito não costuma ter tanta cólica, mas varia de bebê a bebê. Os meus filhos, mesmo os que foram amamentados com fórmula, nunca tiveram cólicas. Graaaças a Deus!! Mas dizem que pode vir mais ou menos aos 15 dias de vida e durar até os 3 meses.

16. Umbigo não é nada de terrível. É natural que sua mãe e sua avó fiquem com medo e fiquem fazendo "terror", mas lembre-se que elas são de uma época em que se enrolava o bebê com aquelas faixas enormes e o bebê ficava imóvel, época em que se demorava 15 dias para eles abrirem os olhos. Hoje em dia, falta pouco para nasceram falando. Pergunte para às enfermeiras que dão o primeiro banho na maternidade e siga à risca, sem medos. Eu cuidei sozinha dos meus três filhos e foi super tranquilo!

17. Por mais molinho e delicado que o bebê pareça, ele não derrete, tá? Pode mexer à vontade, trocar fraldas, dar banho, segurar tranquilamente.

18. Não ignore as suas dores. Sabemos que quem precisa de cuidado é o bebê, mas não podemos deixar de lado a nossa saúde. Principalmente, se o parto foi cesárea. Qualquer dor, ligue para o médico. A cirurgia não te deixa de cama, dá mais medo é de se movimentar, mas não é dor exatamente.  Eu tomei banho sozinha já no primeiro dia. Dói um pouco, é claro, mas não é nada absurdo. O que passar de "tolerável" deve ser comunicado ao médico. isso vale também para a amamentação. Quando é o primeiro filho, pode chegar a ferir, mas se as pomadas não estiverem funcionando, converse com o médico também.

19. Não se desespere com o choro do bebê. Vá fazendo as tentativas que falei anteriormente, até acertar. Você não tem obrigação de saber resolver tudo, mesmo que seja seu segundo filho. Cada um é diferente do outro!

20. Os primeiros meses, são os mais complicados. Depois de um tempo, você começa a conhecer melhor a personalidade do bebê e se adapta (você e toda a casa) , seguindo uma rotina que seja boa para todos,

21. Dica: não há nada mais gostoso para a mãe e o bebê do que colocá-lo para dormir em cima do seu peito. Ele se acalma porque ouve o seu coração e respiração, da mesma forma que ouvia quando estava no útero, sente-se aconchegado e você mais próxima dele com aquele cheirinho gostoso, típico de bebês! Faça isso! É uma delícia!

22. Aproveite cada momento, cada detalhe porque é único e dará saudade no futuro!

Qualquer dúvida, converse comigo que descobrimos a resposta juntas!!!

bjos!!!

0 comentários: