Navigation Menu

A sensibilidade do Samuel

Gostaria de dividir com vocês um traço da personalidade do Samuel muito lindo, mas que muito me preocupa: a sensibilidade! Não é novidade para quem acompanha o blog que ele não tem medo, nem vergonha de demonstrar o que sente de forma pura e verdadeira, sem se conter ao mostrar o quanto ama, sem se conter ao extravasar seus momentos de raiva. Ele se joga por completo nas emoções. Eu não sei se toda a criança é assim, mas vendo o comportamento do Bernardo em situações semelhantes ou mesmo quando eu cuidava do meu irmão e primos, nunca havia visto uma criança tão sensível quanto o Samuel. Ele tem o dom de perceber quando estamos tristes, quando a situação está crítica, se estamos bravos e encara as coisas com bastante maturidade, muito além do que exigimos a ele, pois quero que ele aproveite ao máximo os sentimentos de criança. Às vezes eu gostaria que ele não percebesse tanto... rs!

Contarei alguns momentos para exemplificar:

*   Samuel assistindo o filme "Sempre ao seu lado" e eu descansando. Sou acordada por uma criança totalmente aos prantos , soluçando de tanto chorar:
- Mamãe, o cachorrinho ficou sem o dono dele. E depois ficou na neve sozinho!!! Aí depois ele morreu. Sozinhooo mamãe!!!
E se jogou nos meus braços. Eu tentei explicar que eles iam ficar juntos no céu, mas ele não parava de chorar. Ô dó!!

*   Saímos para ir ao supermercado e no ponto de táxi tinha um cachorrinho faminto. Como temos cães em casa, na sacola tinha um daqueles patês de cachorro. Demos ao bichinho, mas não tínhamos como ajudar exatamente naquela hora. Tivemos que ir embora e deixar o cãozinho lá. Samuel foi chorando no carro, não queria dormir de preocupação e ficava dizendo:
- Mas mamãe, a gente tem que ajudar os bichinhos!!!
Mauricio voltou no dia seguinte, mas não o encontrou. E o Samuel até hoje lembra do bichinho.

*   Passando Cocoricó na TV. Chamo o Samuel para assistir porque achei que ele gostaria. O tema daquele dia era o cachorrinho do garoto que ficava doente e morria. Que azar o meu!!! O tempo todo enquanto o bichinho estava doente ele perguntava se ele ia morrer e eu dizendo que não, que ele ia melhorar para brincar com menino. Mas o cãozinho morria!!! Vishhhh... Samuel ficou chorando sem parar e eu tive que trocar o canal! Poxa vida!!! Era Cocoricó!!! Existe coisa mais inocente?? rs!

*   Eu andava tristinha aqui em casa, mas como não podemos parar a vida, fui colocar o Samuel na cama. Deitei junto, com o rosto bem perto do dele. Normalmente, ele me conta sobre alguma coisa interessante que viu, as brincadeiras, futebol... Mas dessa vez, tudo ficou em silêncio e ele quietinho olhando para mim. Eu disse sem olhar direito para ele, de vergonha:
- Mamãe está tão triste hoje, sabe, filho? - Esperando que ele mudasse de assunto para algo que fosse mais interessante ou que me olhasse com dúvida, sei lá.
Mas ele de forma espantosa estava olhando bem para dentro dos meus olhos e parecia que estava compreendendo tudo o que eu estava dizendo. Ele balançou a cabeça dizendo que "sim" e depois disse:
- Eu amo você, mamãe. -  e ainda continuou, porque a histérica aqui estava aos prantos - Mamãe, eu queria achar o meu caderno (uma agenda velha que o Mauricio deu a ele para desenhar) para escrever para você assim "Mamãe, eu te amo, você é o meu anjo. Assinado Samuel".
Como é que ele sabia exatamente a hora de dizer uma coisa linda dessa??
P.S. Já contei essa história aqui no blog, se quiser ler na íntegra Clique aqui.

O que me preocupa tanto com toda essa sensibilidade é que existem pessoas no mundo que se aproveitam disso. Eu gostaria tanto de conseguir explicar a ele que às vezes ele sairá magoado, que nem sempre entenderão esse dom, que ele terá que aprender a se conter um pouco, principalmente quando estiver com raiva.

Haaa...é tão complicado, né?? Perceber na criança detalhes tão singulares e preciosos, mas que temos que moldar para que ele conviva em sociedade, para que não se magoe tanto ou não se expor e aos seu sentimentos.

E vocês? Já passaram por situação semelhante??

Conte-me mais...

Bjos!!!


0 comentários: