Passear com 3 crianças a lugares fechados tem sido um desafio e tanto. Não pelo Samuel e a Luiza em si, mas o Bernardo não tem cooperado.
No último final de semana tentamos ir almoçar no shopping e aproveitar para comprar algumas coisinhas. Normalmente, almoçamos todos juntos e depois os levo para brincar um pouco, mas isso é uma loucura!! Ninguém almoça direito. As crianças são impacientes, não conseguem esperar quietas pela refeição, brigam por tudo e nós não conseguimos paz para comer. Eu mesma engulo a comida sem nem sentir o gosto. Baseada nesta experiência, resolvi levá-los à praça de alimentação, ofereci o almoço, mas não comi nada. Fiquei cuidado de tudo para que o Mauricio comesse direito, com calma. Logo depois os levei para brincar naqueles espaços em que você faz um cadastro e deixa a criança lá, brincando sozinha com uma infinidade de brinquedos, amiguinhos e monitoras para distrair. Só depois eu poderia comer em paz.
Voltei à praça de alimentação, Mauricio tranquilo brincando com a Luiza que também já havia feito a sua refeição. Pedi a minha comida. Finalmente uma refeição quente!!! Comi calmamente, conversando sem pressa entre uma garfada e outra. Que delícia!
Quando terminamos, decidimos passar pelo espaço em que eles estavam para ver se estavam bem. Os dois "anjinhos" brincando normalmente. Samuel de vídeo-game, Bernardo na piscina de bolinhas. Demos mais uma volta para comprar laços de cabelo para a Luiza. Retornando, passei novamente pelos meninos. O cenário, dessa vez, era outro: Bernardo estava enlouquecendo as monitoras!! Querendo jogar os brinquedos, bater, deitado no chão esperneando. Minha vontade, na verdade, era fingir que não era mãe dele, juro! Eu não criei aquele menino para fazer o que estava fazendo, se comportar daquele jeito!
Fiquei imaginando o que as pessoas que estavam presenciando aquele chilique pensariam. Talvez estivessem pensando que sou péssima mãe, que somos pais negligentes e que não damos limites aos nossos filhos. Que aflição! Porém, me lembrei também que eu mesma já fiz esse tipo de julgamento quando via alguma criança naquela situação. As coisas mudam quando nos tornamos mães. E mudam ainda mais quando passamos por essa fase do "terrible twos", em que os nossos filhinhos doces, amáveis e obedientes se tornam crianças mal-criadas da noite para o dia. Enfim, percebemos que toda criança passa por fases e não podemos impedir, talvez amenizar, mas é inevitável, faz parte do desenvolvimento da criança. Escrevi sobre essa fase. caso queira ler, clique aqui..
Lembrei-me também que não me importo com o que pensam. Faço o meu trabalho da melhor forma possível e ninguém tem nada a ver com isso!
Fomos até a entrada do brinquedo, os tiramos de lá, coloquei o Bernardo no carrinho e sai tranquilamente. Em 5 minutos ele estava dormindo, coisa que durou uns 30 minutos (só!! rs!), mas fez que ele se acalmasse um pouco.
Decidi que não dá para levá-lo em lugares fechados enquanto essa fase não passar. Fizemos o mesmo com o Samuel quando ele passou por isso. Não aguentávamos mais ficar tirando criança esperneando no meio do corredor do shopping. Só voltamos a frequentar quando as coisas melhoraram.
Existem lugares ao ar livre ótimos em Belo Horizonte em que a criança pode brincar, se sujar, sociabilizar com outras crianças, se divertir e o meu sofrimento é menor. Não apenas pelo trabalho que dá ficar resolvendo esses conflitos, mas por ver o meu filhinho feliz, correndo por aí sem se preocupar tanto em se enquadrar nos padrões que a sociedade ou alguns lugares públicos impõem.
Creio que evitar o atrito é o mais importante, caso contrário, será como viver em guerra todos os dias, 24 horas por dia!! Para quê isso, né? Evite lugares em possa estressar a criança, fazê-la mal humorada ou que tenha uma plateia muito grande. Crianças adoram um público para "cativar" com todo o seu "carisma"!! rs! Evite!! Assim, evitará um dor de cabeça desnecessária!
Se o seu pequeno está passando por essa fase também e você quer, como eu, frequentar lugares ao ar livre, o blog Na Pracinha tem um guia super bacana de Parques e Praças de BH. Se quiser conferir, clique aqui.
Caso queira conversar sobre o assunto, deixe um comentário ou curta a página do blog no facebook bem aqui.
Na foto, Bernando antes de entrar nessa fase terrível!! Que ela passe logo!!!
Abraços!
Desafios em passear com uma criança que está passando pelo "Terrible Twos"
Published On
3/10/2015
By
Flávia Carvalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: