Navigation Menu

Eu não preciso parecer uma mãe sempre feliz!

Algumas pessoas se incomodam com as mães sempre reclamando, dizendo que estão cansadas. E as frases que mais ouvimos e vemos em alguns textos na internet são: "Haaaa...fez, agora aguenta!", "Você não sabia que era assim?", "Você não está preparada para ser mãe".
Engraçado é que são pessoas que reclamam de tudo. Do trabalho, de política, da vida, dos relacionamentos amorosos e em família...
Mas a gente não. Não podemos dizer o quanto a rotina cansa e os filhos dão trabalho, que já somos rotuladas como péssimas mães. Nessas horas, é natural vir a pergunta que elas mais amam: "Foi planejado?". E se a resposta for "sim", aí sim, o rosto delas já se ilumina como que julgando as nossas escolhas "erradas". Ô necessidade de julgar!!!

Como se, para não sermos taxadas de péssimas mães que colocam filho no mundo sem pensar nas consequência, tivéssemos a necessidade de estar sempre sorrindo, mesmo diante das dificuldades e percalços que toda escolha da vida trás, inclusive a maternidade. Mesmo um casamento com tanto amor, às vezes trás algum momento de mágoa e tristeza, mesmo o emprego tão sonhado, às vezes nos deixa estressada, pode não trazer resultados e nos deixa cansada da rotina. Por que no caso da escolha de ser mãe, tem que ser diferente?

É algo que desejamos muito e apesar de amar os nossos filhos, existem horas que estamos exaustas demais para continuar sorrindo. Fico imaginando a cena: seu filho naquela fase complicada da pirraça, deitando no meio do corredor do shopping esperneando e você com toda a calma do mundo dizendo aos quatro cantos o quanto você aaaaaama ser mãe. Ou quando você não dormiu a noite toda, ficar com aquela carinha de satisfeita porque você é mãe!! Sim, sou mãe, mas isso tudo é horrível de se passar. E não dá para passar por momentos como este com carinha de feliz. Ninguém passaria! Por isso, tantos sites e blog tentando ajudar as mães descabeladas e cansadas de parecerem felizes.

Porém, mesmo em momentos de total desespero e preocupação, isso não apaga todo o caminho trilhado até ali. As noites sem dormir, o cuidado e carinho, toda a vida dedicada aos nosso filhos. Nada é mais natural do que ficar cansada e desanimada diante de algo tão sério, precioso e complicado. Por mais que existam livros e dicas sobre o assunto, cada criança e um ser diferente, com personalidade distinta. Uma combinação genética singular no mundo! Por isso é tão difícil! No caso de um emprego, se não der certo, troque. Namorado, se encontra outro...rs! Mas, e os filhos? Não dá para devolver ou trocar.

Apesar de alguns dizerem que as crianças são uma "tela em branco", eu discordo. Creio que elas já vem "pintadas" com a mistura física e traços da personalidade dos pais, junto com um temperinho que vem de fábrica que a faz diferente de tudo. E nós, pais, temos que moldar e adaptar tudo o que aprendemos sobre maternidade à esses diversos fatores.  É natural ter dúvidas, se desesperar.

Sobre os nossos ombros pesa uma responsabilidade muito grande de lapidar a personalidade deles para se tornarem o melhor possível, porque nos preocupamos com isso, de deixar pessoas melhores no mundo. Portanto, me sinto no direito de reclamar, ficar nervosa e sim, só falar nesse assunto, porque esta é a minha vida! E apesar de às vezes parecer o contrário, somos realizadas naquilo que escolhemos...

Tudo o que fazemos é por amor e por sermos os pilares de uma família. Minha mãe me ensinou que mulheres são pilares capazes de construir, manter ou destruir.
Desculpem-nos o incômodo, mas estamos construindo!!!


Muito trabalho, dedicação, mas principalmente, muito amor!! 

0 comentários: