Pensando nas mamães que estão aí se preparando para a chegada do bebê e depois de fazer uma lista muito bem humorada sobre "coisas que todo papai precisa saber sobre sua esposa quando nasce o bebê", caso alguém ainda tenha dúvida sobre como se portar ou o que fazer (e não fazer) quando for visitar o bebê, fiz essa nova listinha, um guia de etiquetas para quem for visitar a nova mamãe e o bebê.
1. Pergunte
Pergunte antes do nascimento do bebê em qual lugar as mamães preferem receber as visitas. Tem gente que prefere o hospital, por medo das pessoas aparecerem logo nos primeiros 10 minutos que você chegou em casa. Sim, isso acontece! rs! Há também o medo da rotina, de não ajustá-la bem para receber alguém em casa. Eu, na verdade, eu prefiro em casa, por achar mais confortável. Mas isso é o que eu acho, procure saber antes o que a nova mamãe quer. para evitar momentos constrangedores...
2. Ligue antes
Por mais carinhosa que seja a intenção, nada mais chato para a mãe, a visita chegar bem na hora que o bebê pegou no sono. E quando chegam bem na hora do seu banho (provavelmente o único do dia), da refeição comida às pressas para poder cochilar um pouco enquanto o bebê dorme? Sem contar as vezes que não estamos no clima de visitinhas, "fazer sala", vestir roupa descente... rs! No pós parto, o nosso uniforme é um só: camisolas confortáveis. E é tão constrangedor a visita chegar e a mãe lá, descabelada, inchada, mal vestida, principalmente quem não é tão próximo assim... Ligue e marque o melhor horário.
3. Não leve crianças
Crianças são difíceis de controlar, nós sabemos. Inclusive, se a visita for para uma mamãe de 2º viagem, ela entenderá perfeitamente, mas não estamos em um momento lá muito propício para se ter paciência... rs! A criança falará alto, correrá pela casa, mexerá em tudo, e o pesadelo de toda mãe, ela pedirá para carregar o bebê "só um pouquinho"... Nem toda mãe tem a cara de pau de dizer "não", às vezes fica aquele desconforto entre a mãe da criança, que acha normal a sua filhinha "super jeitosa" carregar um bebê que só tem dias de vida, e a mãe do bebê que fica aflita ali com a situação. E se cair? "Mas não vai!" Mas e se... ? É só pedir desculpas? "Desculpa aí, deixei o seu bebê cair." E pronto? Que nada! Isso é sério. Não leve mesmo! A não ser que seja uma criança que já faça parte da vida da nova mamãe e ela mesmo insistiu que levasse.
4. Não vá se estiver doente
Bebês tem o sistema imunológico muito frágil, por isso, mesmo que seja só um resfriado, poderá adoecer o recém nascido.
5. Não espere um banquete
Normalmente, quando recebemos visitas preparamos coisinhas gostosas, arrumamos tudo para receber bem a todos. Porém isso não se aplica quando a visita é para uma mamãe que acabou de parir. Não importa o tipo de parto que a mãe passou, tudo isso é desgastante e, sinceramente, entre agradar as visitas e tomar um banho, tenha certeza absoluta que a escolha certeira é da segunda opção! Não espere que a nova mamãe vá correndo para a cozinha fazer um bolo e um cafezinho, ela estará cansada demais para tanto. Ao invés disso, que tal você mesmo fazer um bolo e levar um lanchinho para a mamãe? Ela irá amar!!!
6. Não fume nem use perfumes fortes
Não preciso nem explicar sobre fumar, né? Quanto aos perfumes fortes, poxa vida, é só usar o bom senso. Quando nasce um bebê, a casa costuma ficar mais fechadinha, por causa de ventos fortes, para evitar a barulhada da rua e deixar a casa um pouco mais quieta. Não faz sentido ir ver o bebê com perfumes fortes, incomodando a mãe e o bebê.
7. Evite falar alto
Além de se assustar por pouco, o bebê dorme a maior parte do tempo, até 20 horas por dia, e é falta de educação ficar falando alto, fazendo estardalhaço para acordá-lo, dando mais trabalho ainda para a mãe.
8. Lave sempre a mão
Lavar as mãos ao chegar da rua é um hábito que devemos ter independente de qualquer coisa, porém a coisa fica ainda mais séria quando se trata de bebês recém-nascidos, com seu sistema imunológico tão frágil! Vocês sabiam que a infecção hospitalar que é causadora de tantas mortes em hospitais pelo mundo, seria reduzida de forma significante se médicos, enfermeiros e técnicos lavassem mais e melhor as mãos? Pois é... Não é chatice de mãe não, é importantíssimo!!
9. Não pegue no bebê sem pedir permissão
Quando nasce o bebê, parece que temos uma sirene na nossa cabeça que apita por tudo! Por tudo mesmo, até quando não há motivo. Acordamos no meio da noite para ver se o bebê respira, corremos como loucas pela casa a cada choro inesperado. Achamos que é feito de porcelana, que é frágil demais. Qualquer pessoa que pegue de forma mais brusca, que fale mais alto, nos irrita por causa da preocupação que temos com o bebê. Para que não fique uma situação constrangedora com a nova mãe-leoa do pedaço, peça permissão. Vai que o bebê acabou de dormir? Vai que está com cólica ou que a mãe quer acostumá-lo a ficar mais no berço, sozinho? Vai que? Não custa perguntar!
10. Ajude no que for necessário
Se você chegar e identificar louça na pia, chão para varrer, roupas de bebês para passar, coisinhas pequenas para fazer, faça! Claro, se tiver intimidade para isso, né? rs! Ás vezes a mamãe está faminta ou louca para comer uma comidinha caseira, que tal preparar alguma coisa para ajudar? Ela se sentirá tão agradecida! Haaa...e não espere que ela peça. Pelo contrário. Provavelmente vai dizer que não precisa. Insista! Ficamos com aquele peso de ter que dar conta de tudo! Um absurdo! Estamos tão cansadas, mas achamos que é essa a nossa obrigação. Sem contar nas histórias de pessoas que tiveram 4 filhos, trabalhavam fora, cuidavam da casa e do marido, sem nenhuma ajuda! Pois bem, cada uma tem o seu limite! Nada de "mãezímetros" e comparações absurdas!! Respeitemos os limites!
11. Evite dar conselhos e palpites descabidos
Todo mundo tem uma história, alguma dica, solução milagrosa para contar. Porém é chato demais ouvir que tudo o que você faz está errado ou que há sempre algum jeito melhor de fazer. Sabe qual a melhor forma de cuidar do bebê? A forma que a própria mãe dele cuida! Ninguém conhece melhor o seu bebê do que a mamãe dele! Por isso, a não ser que seja pedido, nada de conselhos. E pelo amor de Deus, não comecem com histórias trágicas de crianças que morreram dormindo, afogadas, sufocadas pela manta, com alguma queda! Já estamos neuróticas o suficiente, favor não não perturbar ainda mais! rs!
12. Não tire fotos
O flash assusta e irrita o bebê. Mesmo se você for alguém muito próximo, não custa perguntar. Aproveitando a deixa, não poste fotos nas redes sociais do bebê sem autorização da mãe, ok? =)
13. Rapidinho...rapidinho...
Visitas como esta não são para passar um dia inteiro, chegar para o café, almoçar e ainda ficar para o lanche da tarde. A ideia é ajudar, não dar trabalho, lembra? rs! A mãe precisa descansar, o bebê tem a sua rotina de sono, banho e amamentação. A visita atrapalha o ritmo da casa, que está começando a se ajustar com a chegada do bebê.
14. Hora de amamentar = hora de ir embora
Nem toda mulher se sente à vontade na hora da amamentação. Há aquela insegurança natural do início, mas também a vergonha de tirar os seios na frente de pessoas estranhas. A não ser que você tenha dado o azar de chegar bem na hora da amamentação, né? Não faz sentido ir embora, se acabou de chegar! Só saia do quarto para que a mamãe se sinta mais confortável e espere pacientemente os 20/30 minutos ou o tempo necessário para que o bebê se alimente, sem pressa.
15. Não se esqueça que existe uma mãe lá, além do bebê!
Quando nasce um bebê é tão natural só termos olhos para ele!! Só que existe uma mãe, cansada de só ouvir palpites, críticas e sugestões do que fazer. Cansada das cobranças, muitas que ela mesma impõe para si, mas que existem e ficam martelando em sua cabeça. Trate-a com carinho. Não despreze as dores, reclamações e aflições que ela provavelmente tem. Se ela quiser conversar, ouça com carinho. Dê atenção. Às vezes, o que aquela mãe quer, é apenas conversar e nem sempre é sobre fraldas sujas, se o umbigo já caiu, se está tendo leite!! rs! O que eu mais sentia falta quando eu tive os meus filhos era ter outro assunto que não fosse maternidade. Havia uma mulher ali antes de ser mãe! Alguém que trabalhava, estudava, gostava de música, Friends, Rock anos 80 (rs!)... que não queria apagar quem foi até aquele momento. Por isso, converse sobre assuntos leves, gostosos, que relaxem a nova mamãe e a faça perceber que existe vida pós maternidade! rs! Nem toda mãe assume que sente falta disso, mas são hipócritas! Todas sentimos! Seja uma visita diferente! =)
Espero ter ajudado!!
Acrescentariam alguma coisa à lista? Já passaram por alguma situação chata? Depois quero que me contem, tá?
Beijos!
Guia de etiquetas para visitar um recém nascido - 15 dicas infalíveis!!
Published On
8/10/2015
By
Flávia Carvalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: