Navigation Menu

"Estou grávida! E agora?" - 6 passos importantes para planejar o parto

Quando nos deparamos com o teste positivo de gravidez, a nossa vontade súbita é de sair às compras!! Sim!! A maioria das novas mamães, logo pensam em comprar nem que seja o primeiro sapatinho vermelho para desejar saúde ao bebê. Isso, quando não compramos parte do enxoval todo branquinho mesmo, só porque não aguentamos esperar para descobrir o sexo do bebê. Eu, por exemplo, na gravidez da Luiza, a minha vontade era tanta de comprar o primeiro macacãozinho mesmo sem saber se era menino ou menina, que acabei levando um amarelinho queeente que só ele!! Nem considerei que a Luiza nasceria em dezembro, no auge do calor! Comprei e nunca usei!! rs! Por isso, meninas, eu entendo perfeitamente!! rs!

Porém, hoje quero ser mais prática e concisa (nossa, meu vocabulário está melhorando... rs!), e dar dicas para as mamães de primeira viagem, fruto da experiência, dos erros e acertos das três gestações que tive. Vamos lá!!!

1. Está grávida? Parabéns!!!!
Pare um pouco, pense, relaxe... Não vá como uma louca contando para todo mundo, mandando logo uma atualização de status no facebook. Pense em como você quer que as pessoas saibam da gravidez. Se o novo papai ainda não sabe de nada, que tal contar de uma maneira diferente e criativa? (Fiz um post sobre isso, bem aqui.) Algumas mamães gravaram o momento em que noticia foi dada para ter a reação das pessoas em vídeo. É muito legal fazer algo mais criativos para os avós também! Pense nisso! Outra questão, é que nem todos compartilham da mesma alegria que você. Portanto, pense bem se realmente quer expor esse momento da sua vida para qualquer um ou se você quer dividi-lo com pessoas que realmente se importam e querem o seu bem.

2. Escolha o tipo de parto
Converse sinceramente com o seu médico sobre o tipo de parto que você deseja, tire todas as dúvidas e pesquise sobre os possíveis riscos e medos que talvez exista. Converse com outras mães que tenham passado por experiências diferentes no parto e só assim tome uma decisão quanto a esse assunto. Depois de pesquisar muuuuito, ter certeza do que quer, comunique sua decisão ao médico. Alguns médicos são adeptos à cesárea sem levar em conta a necessidade e a escolha da mulher, por ser mais lucrativo, rápido e fácil. Afinal, ficar de prontidão esperando a hora "H", podendo ficar horas no trabalho de parto e ainda correr o risco de, depois de tudo isso, ter que acabar fazendo a cirurgia, é tão mais complicado do que simplesmente encaminhar a grávida para a sala de cirurgia em um dia e horário específico e todo o procedimento não durar mais que 2 horas!! Portanto, se você quer ter um parto natural, procure meios para isso e médicos que respeitem essa decisão. Caso você queira uma cesárea, procure obstetras que respeitarão sua decisão.

O blog Padecendo no Paraíso aqui de BH fez uma lista dos médicos mais votados, os queridinhos da mulherada, separados por tipo de parto para que a escolha seja mais fácil. Se tiver interesse em conhecer a lista, clique aqui.

Caso você queira um parto normal, achei um texto interessante sobre o assunto. Vale a pena dar uma olhada:
Quer um parto normal no país das cesáreas? Informe-se.

3. Escolha a maternidade
Todo médico tem uma lista, normalmente 2 ou 3, de maternidades que eles trabalham, a que são vinculados. Dentro dessa lista, visite o site, pesquise as instalações, o que é preciso levar no dia do procedimento para você e para o bebê, pois varia muito de maternidade para maternidade. Converse com outras mães que tiveram o parto no mesmo local, leve em consideração várias opiniões. Não descarte tudo de uma vez. Por ultimo, faça uma visita à maternidade. Veja todas as instalações, do quarto à sala de cirurgia, mesmo que o seu plano seja de ter um parto normal... Veja o clima em que os funcionários trabalham, se estão de mal humor, por exemplo. Analise a distância da maternidade com a sua casa, se há perigo de pagar muito trânsito o que pode ser prejudicial caso seu parto seja normal.

4. Plano de saúde, plano maternidade ou particular?
Vinculada à sua pesquisa sobre as maternidades, analise a forma de pagamento do parto. Entre em contato com o plano de saúde e procure saber quais os procedimentos que eles cobre e quais maternidades são aceitas pelo plano. Se você não tem plano de saúde que cubra as despesas de hospital, veja o valor total, que normalmente tem um desconto bom, para quem decidir fazer o pagamento à vista. Se você se atentar à esses detalhes no início da gravidez, dará tempo de juntar o dinheiro. No parto da Luiza, o médico e o hospital, eu paguei à vista. Baratinho, não foi, mas era o obstetra que eu queria e confiava, no hospital que segundo ele, tinha a melhor equipe de anestesia.Eu havia sofrido muito com a anestesia que me deram no parto do Bernardo e não queria passar por isso novamente. Perguntei ao Dr. Sérgio, meu obstetra, se havia tanta diferença assim na anestesia e ele me informou que sim. Escolhi o hospital baseada na equipe de anestesistas. Luiza nasceu na Maternidade Santa Fé aqui em Belo Horizonte. As instalações eram boas, não eram luxuosas e não havia nada de muito especial, mas eu preferi também por ser próxima à minha casa e pelos relatos de parto que ouvi de outras mulheres. Realmente, toda a equipe era ótima!

Há também a opção de fazer um Plano Maternidade. Não sabe o que é isso? Você tem que entrar em contato com a maternidade e fazer o plano no setor financeiro. Eles dividem o valor que seria pago pela sua "estadia" (rs!), incluindo o anestesista, o médico pediatra que acompanhará o parto, alimentação e normalmente, 2 diárias, por até 5 vezes. Não inclui o valor do obstetra que deverá ser quem te acompanhou toda a gestação e pago à parte. Caso você queira fazer o parto com o obstetra plantonista do hospital, terá uma taxa incluída. Cada maternidade tem um tipo de plano. Caso queira entender melhor, listei algumas maternidades de Belo Horizonte que fazem plano maternidade:

Maternidade Octaviano Neves
R. Ceará, 186 - Santa Efigênia - BH/MG
(31) 3232-1000
Informações - Plano Maternidade


Hospital da Mulher e Maternidade Santa Fé
R. Pouso Alegre, 2111 - Horto - BH/MG
(31) 2121-6800
Informações - Plano Maternidade


Hospital MaterDei
R. Mato Grosso, 1100 - Santo Antônio - BH/MG
(31) 3339-9180
Informações - Plano Maternidade

Hospital Vila da Serra
Alameda Oscar Niemeyer, 499 - Vila da Serra - Nova Lima/MG
(31) 3228-8100
Informações - Plano Maternidade



5.Parto Humanizado Domiciliar
Existe também a possibilidade de fazer um parto em casa, com toda equipe te dando apoio.Há que se levar muitas coisas em questão, se sua casa tem a estrutura necessária para o parto, por exemplo.
Quer saber mais?
O que é preciso para ter um parto domiciliar humanizado?
Tudo o que você precisa saber sobre Plano de parto.
Parto em casa, passo a passo.


Alguns blogs e sites interessantes que apoiam a causa e ensinam muito sobre o assunto:
Mães de Peso
Vida de Gestante e Mãe
Ser mãe é padecer na internet
Vila Mamífera

É claro, meninas, há outras coisas para se fazer como organizar o Chá de Fraldas, os exames a serem feitos, cuidados com a alimentação e tantos outros detalhes, porém tudo isso é lembrando toda vez que vamos ao médico ou pelos familiares, principalmente as comemorações e o momento gastança, que todos querem participar, né? rs! Eu apenas gostaria de explicar sobre alguns detalhes que poucos se lembram, mas que fazem toda diferença na gestação e no pós-parto.

Caso queira uma lista completa do que fazer, o site Baby Center tem algumas listas bacanas separadas por trimestre da gravidez. Vale a pena conferir:

Lista completa de providências para a gravidez - 1º Trimestre
Lista completa de providências para a gravidez - 2º Trimestre
Lista completa de providências para a gravidez - 3º Trimestre

6. Segundo filho?
Há coisa no mundo que mais nos preocupa que os filhos? Ainda mais quando vamos nos ausentar por alguns dias!!! Poucos dias, eu sei. Porém, ficamos aflitas se estão bem, se alimentando, tranquilos e sendo tratados com carinho... Por isso, essa 6º dica é para as mamães que têm um pequenininho esperando pelo irmão! Pense com muita calma quem poderá cuidar do seu filhote com todo amor do mundo, para que ele não sinta tanto a falta da mãe. Ele sentirá mesmo assim, mas tentamos amenizar, né?

Essa tranquilidade de saber que todos que amamos estão bem, nos permite relaxar e focar no parto, para aproveitar cada momento, viver tudo intensamente! Se necessário, faça um plano de ação do tipo, "o que deverá ser feito se eu entrar em trabalho de parto?". Deixe, junto com a sua mala e do bebê, uma outra malinha com tudo que o seu filhinho irá precisar caso tenha que ir para a casa da Vovó, por exemplo. Você também poderá convidar sua mãe para ficar com vocês no final da gestação, caso aconteça algum imprevisto. Ou convide-a a fazer uma visita para explicar onde ficam as coisas necessárias para cuidar da criança, onde guarda a comida, roupas de cama...
Planeje e tudo ficará mais tranquilo!!
 
Espero que seja útil!!
Beijos!!

0 comentários: