Abrindo um parêntese aqui...
Vocês sabiam que se no Rio de Janeiro não houvesse a Floresta da Tijuca, a cidade teria 4ºC a mais na temperatura? (Fonte:www.g1.globo.com) Agora, pensem comigo: Estes últimos dias, BH tem batido recorde de "quentura" dia após dia. Temos percebido esse clima seco e quente há um tempo, mas nunca foi tão alarmante. Observando as obras de "melhoria" da cidade para a copa, que até hoje não ficaram prontas, dá para se notar a quantidade de arvores cortadas. Para quê, minha gente? São verdadeiramente obras de "melhorias" ou apenas mais um punhado de concreto para deixar a cidade ainda mais quente, derrubar mais árvores, trazer o caos ou mais uma obra para superfaturar, correndo o risco de cair sobre nossas cabeças, dada a qualidade do serviço, como alguns viadutos por aí...? Dá para parar com essas "melhorias", porque não tem melhorado nada. Veja bem a loucura do tempo de BH, que pode ser reflexo desse desmatamento! Lembro-me da minha infância em que a temperatura, quando muito, não passava de 31ºC. Ô saudade!!! Bora reflorestar tudo? A esplanada do Mineirão está lá. "Excelente espaço para eventos"... Sim, e sair com insolação!!
Fechando o parêntese.
Continuando com a narrativa, achei que poderia tirar proveito do sono do Bernardo e da Lulu.
- Farei tudo bem rapidinho, darei almoço aos três e todos tiraremos uma soneca de tarde. - Pensei.
E assim o fiz. Luiza até já sabe que quando vai dando 13h, já é hora de tirar um cochilo que vai, normalmente, até as 15h, porém, como o almoço atrasou, ela foi dormir em torno de 14h. Bernardo e eu fomos juntos. Acordamos bem e descansados. Fomos lanchar e brincar.
Mauricio chegou cedo e começou a correria. Eles sempre ficam empolgados quando o pai chega, então quanto mais cedo, melhor. Eles se acalmam e vão dormir. Bom, isso é o que deveria ter acontecido. O céu foi ficando preto, nossa casa que é na parte alta do bairro foi privilegiada com uma ventania que no início eu comemorei, mas depois foi me desesperando, dada a força do vento. Chegou a tão sonhada chuva e com ela, um queda de luz!! Um apagão daqueles!! Como estávamos no quarto juntos dançando Palavra Cantada, foi tudo mais tranquilo. Trouxe todos para perto, fui à caça da lanterna. Esperamos um tempo para ver se voltava, como não aconteceu, decidi colocar todos na cama mais cedo.
Estava calor, banho frio caia bem e eles amam. Samuel foi a primeiro a tomar banho. Enrolado na toalha, não quis sair do banheiro por medo do escuro. Ficou lá, esperando. Todos tomamos banho, lanchamos e fomos para o quarto dos meninos. Lá contei histórias, brincamos com a sombra da luz da lanterna, fazendo animais e imitando o som que eles fazem, dançamos, rimos e nos divertimos. Cantamos "Alecrim Dourado" que a Luzia sabe cantar que é uma beleza e "Menina Moleca" que eles amam. Teve até o Bernardo tocando seu violãozinho para acompanhar!!! Ninguém mais teve medo, chorou ou reclamou. A carinha do Samuel de alegria em ver a família toda, incluindo o cachorro, no quarto dele em um momento de alegria e discontração, era o melhor. No fim de tudo, ele disse:
- Mamãe, eu não tenho medo do escuro. Eu adoro escuro! - rs!
Dormimos todos na cama do Samuel, que é de casal e por isso, cabia todo mundo. Luiza dormiu no berço depois de reclamar um pouco. Ela queria era mais farra, dançar e cantar. Mas já era tarde e precisávamos descansar.
E eu fiquei me perguntando se era assim antigamente, quando não havia televisão e computador, só uns aos outros para conviver. Fico pensando na quantidade de livros que leria para meus filhos se eles não perdessem tempo vendo desenho à noite. A quantidade de livros que eu mesma leria, seria muito maior que hoje, tenho certeza. Seria uma mãe mais calma? Seriam meus filhos mais felizes, como foram noite passada? Bom, ainda estou sem luz. As coisas não voltaram ao normal. Sabe o que aconteceu? Nada! Eles estão lá brincando com os brinquedinhos que estavam esquecidos no armário. Sem nada eletrônico para entreter, a criatividade rola solta, né?
E ficou mais essa pulguinha atrás da minha orelha... rs!
De uma coisa tenho certeza: a TV ficará menos tempo ligada!!!
Bom dia!!!
ALECRIM DOURADO - GALINHA PINTADINHA
0 comentários: