Navigation Menu

Carta para a Sheila de 8 anos atrás

foto: arquivo pessoal
O QUE DIRIA PARA MIM MESMA À 8 ANOS ATRÁS??

"Você está triste, né? Entendo como é essa situação de perder a mãe, sentir-se a pessoa mais sozinha e abandonada do mundo. Sei da sua preocupação com o futuro, se haverá festa de aniversário, Natal ou algum outro Dia das mães. No desespero pensamos em cada coisa fútil, né? Como se isso fosse importante... Mas não, não terá. Conforme-se. Faça de você mesma a melhor companhia, porque os amigos serão pouco, na verdade, não consigo pensar em nenhum no momento, só para você ter noção. Larga dessa ideia de se fazer de vítima, ok? Em cada 10 transeuntes da sua vida, 7 saberem da sua vida por completo e de todo drama que a norteia, não faz bem.


Guarde suas lágrimas e sorrisos para si mesma, bem fundo para ninguém descobri. Essa sua bondade? Mania de achar que todos são como você, guarde mais fundo ainda. Aproveitadores serão aos montes querendo tirar uma lasquinha dessa sua independência financeira. Haaa...Essa sua mania de sempre pagar a conta e com um largo sorriso no rosto. Não me venha com essa arrogância dizendo que faz sabendo dos aproveitadores, porque não cola. Nós realmente acreditamos na bondade das pessoas, que assim gostarão mais da gente, da nossa companhia. Queremos ser espertas, importantes no grupo. Estamos cansadas de, mesmo com todo o potencial para sermos bacanas, bonitas e inteligente, porque somos mesmo, ficarmos largadas pelos cantos. Sei bem como é se sentir nada o tempo todo, mas essa gente, só quer se aproveitar. Enquanto você pagar a conta, será rodeada de "amigos", espere para ver os que realmente são...

Sei das noites que você desliga o celular, fingindo que está sem bateria, fingindo estar se divertindo, ocupada demais para atender, quando na verdade, está em casa, deitada na sua cama sofrendo sozinha. E o pior é ligar o telefone e ver que não há uma única mensagem ou mesmo quando deixa o aparelho ligado e ele não toca nenhuma vez, mesmo no seu aniversário. Será que só se lembravam da data por causa da comemoração  que sua mãe fazia? Será que ela mesma ligava para todos pedindo que se importassem e fizessem uma ligação que seja, fingindo se importar? É a cara dela isso... Sempre te colocando embaixo da saia. Que coisa perigosa essa mania de colocar os filhos em uma redoma de vidro, né? Agora você está vendo toda sua fragilidade, logo agora que não tem mais ninguém por você no mundo!

Pensa assim não!!! Não faz bem para ninguém. Dá para levantar? Se arrumar? Soltar esse cabelo bonito e passar um batom vermelho que você ama, mas nunca usou porque chamava a atenção? Porque talvez o namorado não gostaria... E que tal vestir um vestido bonito? Você nunca gostou, né? Vestia forçada pela mãe. Mas agora não tem ela aqui por perto te forçando a ser mais bonita. Trata de se sentir assim sozinha, porque você é. Deixe os comentários destrutivos para fora da playlist do seu mp4. Mande todos à favas!! Bora voltar ao trabalho e à vida para ocupar o tempo? E assim os dias vão passando, a dor diminuindo.

Uma dica importante: Sabe quando cachorro se balança todo para se secar? Faça isso, metaforicamente falando, é claro (e eu fiquei aqui pensando na louca fazendo exatamente o que estou mandando... rs!). Dessa forma, quem sabe, alguns parasitas se afastam. Quer saber? Faça melhor: diga o que pensa, sem dó nem piedade. Não há forma mais rápida de conseguir com que as pessoas se afastem! Em momentos assim, o ditado "antes só que mal acompanhado" define bem. Siga o seu caminho, faça o que sentir em seu coração, o que der na telha. Você é livre e não precisa de aprovação de ninguém para ser feliz!

Levante-se do chão frio que você deita para olhar o teto quando está triste demais. Levante-se e vá trabalhar, estudar, se ocupar que logo isso passará. Toda essa solidão, esse aperto no peito de se sentir só, passará tão rápido quanto veio. Logo você conhecerá alguém bacana que valerá a pena confiar. Não me pergunte quem é, porque no instante que seus olhos cruzarem com os dele, tudo irá mudar. Daí em diante, sabe aquele sonho de ser mãe que você guardou para si mesma com medo dos julgamentos, dos dedos apontados? Pois é! Esse sonho se realizará. E alguém um dia te dirá que 'ser mãe é nunca mais estar sozinha no mundo', e nenhuma outra frase se encaixaria tão perfeitamente nesta história! Sabe aquele desejo de ter uma família novamente? De alguém ocupar seus domingos com conversa leve e gostosa? Pois é! Você terá. E as pessoas que te julgaram, apontaram os defeitos e as loucuras desse seu plano de não mais estar só, não terão mais o que dizer. Ninguém tem o direito de reger sua vida! Ninguém. Afinal, naqueles dias sozinha deitada no quarto, nos 19 de junho de cada ano, não havia uma única ligação, lembra? Lembre-se disso, sempre. Não por vingança ou por rancor, mas para que entenda que você se basta. Se necessário for começar mil vezes do zero sozinha, você consegue! Filha de quem é, sempre conseguirá!!!

E desse grande amor, nascerá um menininho lindo, daqueles com franjinha caindo no olho, sorriso encantador. O nome? É claro que você já sabe!! Está escolhido muito antes de tudo isso começar!! Será para lembrar de todo o seu lamento e de como Deus ouviu suas preces respondendo sua oração com aquele garotinho amável como fez com a Ana da Bíblia, que também teve um Samuel e escolheu este nome pelo mesmo motivo. (1º Samuel - Cap. 1).

Á partir daí, você nunca mais estará só. Sentirá sua barriga mexer quando estiver nervosa, como se ele sentisse tudo contigo. Tanta aflição para um bebê tão pequeno. Melhor acalmar os ânimos. Deixar que o mundo desmorone (e ele irá desmoronar mesmo...), mas manter a calma. De agora em diante, esse bebê guiará suas escolhas. Não é que você deixou de existir ou ter vontade própria, mas momentaneamente, essa família que está formando é mais importante que qualquer outra coisa no mundo. Você verá que valerá a pena todo esforço. Logo virão outros formando a família linda que tanto sonhou. Um menininho sapeca que te dará os abraços e chamegos mais gostosos que alguém poderia te dar e uma menina. Sim, você será mãe de uma menina!!! Geniosa como só ela, parecida com você da forma que você sempre sonhou e se lembrará daquela história que sua mãe um dia contou de ver uma menininha linda na escola que ela mesma estudava, falante, com cabelo ondulado e pretinho e daquele instante em diante, foi o sonho dela ter essa menina. Nasceu você! Lembre-se sempre disso, tá? Do quanto foi desejada e amada. Passe aos seus filhos todo esse amor e dedicação que sua mãe tinha contigo.

Haa...A inveja que tinha das vezes que olhava para as janelas dos apartamentos ouvindo vozes de crianças e som da família confraternizando não será mais justificada. O som é o mesmo que da sua casa agora. Haverá correria, brinquedos espalhados, cansaço no fim do dia, domingos na pracinha, Natal com árvore e papel de presente rasgados às pressas para ver o que tem dentro. E no final, você descobrirá que nada neste mundo te prepararia para o que haveria de vir. Nem mesmo uma carta do futuro!! Você não acreditaria, eu sei. Acharia graça, viraria piada. Esse seu sarcasmo um dia lhe atrapalha a vida, tá??

Siga o seu caminho porque os erros que estão por vir, eu sei que serão muitos cometidos, só te farão aprender dolorosamente. Faz parte da vida, ué. E todo machucado, toda ferida que a vida... não, que as pessoas fizeram, curará. Você descobrirá que em cicatriz não se sente dor, ela sempre parece anestesiada. Por nada ter sido fácil, pelas dores que já sentiu em vários "departamentos", lá pelos 28/29 anos, você nem sentirá mais tanta dor, qualquer que seja o feito dessas pessoas que só sabem machucar, nada mais lhe afetará tão profundamente, há tantas cicatrizes que nada lhe afetará. Em certas cicatrizes, dá até para sentir cócegas.

Sorria!!!"
SURREAL - SCALENE

0 comentários: