Tenho 3 filhos. Entre eles, uma diferença de aproximadamente 2 anos, por escolha minha mesmo. Queria que eles crescessem juntos, que brincassem e eventualmente brigassem também, porque faz parte do desenvolvimento da criança.
Quando engravidei do Bernardo, contei para o Samuel da forma mais simples possível. Disse que crescia um irmãozinho na minha barriga para brincar com ele, que vivia tão sozinho lá em casa. Ele adorou a ideia. Disse que o irmão viria para brincar de bola com ele. Achei tão fofo! Quando nasceu, ficou tudo bem. Ele não ficou chateado, eu não dei presente nenhum. Simplesmente chegou e pronto! Mas como vocês já devem ter percebido, o Samuel não é nenhum desafio. Menino tranquilo, sempre ajudando e sendo gentil.
Bernardo foi crescendo, engravidei da Luiza quando Bernardo estava fazendo 1 ano. As mudanças já começaram na forma que ele dormia. Ele adorava tirar uma soneca deitado na minha barriga. Mas a Luiza foi crescendo dentro de mim, e não dava mais para manter aquele hábito. Eu o amamentava e o meu primeiro médico disse que eu não mais poderia dar o peito a ele. Fiquei chateada demais. Depois, quando troquei de médico, o Dr. Sérgio me disse que não tinha nada demais continuar amamentando o Bernardo e que até ajudaria na amamentação da Luiza, o peito já estaria preparado e não feriria. Mas tudo bem, já passou!!
Quando a Luiza nasceu, Samuel encarou muito bem como sempre, mas o Bernardo, até ficar doente ficou. Nas primeiras noites da Luiza em casa, quem me acordava era ele, com febre, chorando.A Lulu mesmo, dormia a noite toda! Vai entender...
Só aí tive ideia do que era essa questão do ciúme. Vi que era um sentimento real, que chegava a doer no meu filho, tadinho. E ele brigava, queria quebrar as coisas, chorava, não me deixava dormir, ficava doente, gritava, queria bater na Luiza. Mas nessas horas, não dá para aplicar castigos e punições. Temos que entender que é uma fase importante, um marco, coisa natural que faz parte da vida. Melhor é dar atenção, conversar mais, entender esse sentimento.
Se você como mãe, sabe que seu filho está com ciúmes e o pune por isso, está dando a entender que aquele sentimento não é válido, que você não o compreende e isso o afasta e entristece ainda mais a criança.
Ciúmes é normal. Todos temos, mesmo que não assumido. Pense um pouquinho na sua infância e perceba como era difícil. Lembre-se da incompreensão de alguns e como isso te chateava. Engraçado como esquecemos dos sentimentos de criança, de como coisas que hoje achamos besteira era questão de vida ou morte naquela época. Coloque-se no lugar do seu filho! Até hoje mesmo, você não tem ciúmes do seu marido? Pai? Mãe? Ou quando você é a queridinha no trabalho e alguém mais popular chega tomando o seu lugar? Pense. Dá um aperto no coração. Agora, potencialize isso no universo da criança em que tudo é mais complicado de ser entendido por aquelas cabecinhas. Difícil, né?
Com o tempo fui aprendendo que ciúmes é importante, porque faz parte da vida, ensina através da competição entre irmãos, a lidar com as competições da vida.
Mas se você quer amenizar um pouco isso, melhor seria não mexer muito na rotina da criança com a chegada do novo membro da família. Tente manter tudo como estava. Não o matricule em cursos, futebol, natação, mesmo que na melhor das intenções, porque isso seria como uma forma de se livrar da criança para ficar mais tempo com o mais novo. Tente fortalecer o laço entre eles. Faça-o participar. Ensine a dar banho, a ajudar a cuidar. Diga que é o irmãozão que vai ajudar a cuidar do bebê. Ele vai se sentir importante, membro importante da família, que faz parte de um time.
E acima de tudo demonstre o seu amor pelos dois. Tente sempre dedicar um tempo ao mais velho, mas reserve um parte do dia para ficar com os dois, ao mesmo tempo, mostrando que o bebê agora faz parte da família, não importa o quanto a mais velho brigue, isso nunca irá mudar e é melhor ele se acostumar, aprender a se divertir com todos juntos, inclusive com o "bebê intruso"! rs!
É o que eu tenho feito e às vezes me surpreendo com uma cena tão bonita dos três brincando juntos, rindo, fazendo bagunça. Chamamos aqui em casa de "Gangue da frauda"... rsrsr! Humor é tudo!
Espero que todos sobrevivam aqui e aí, tá??
Ciúmes entre irmãos: Como lidar com isso?
Published On
3/02/2016
By
Flávia Carvalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: